Translate This Blog

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Diferentes religiões para um mesmo Deus.


A história do cristianismo ou cristã começa através de um profeta judeu de Nazaré chamado Jesus. O cristianismo se tornaria mais tarde uma das maiores religiões, afetando todas as outras fés e mudando o curso da história humana. Ao longo de sua história, a religião tem resistido a cismas e a disputas teológicas que resultaram em muitas igrejas distintas. Os maiores ramos do Cristianismo são a Igreja Católica Romana, a Igreja Ortodoxa e as Igrejas Protestantes.

Igreja Católica Romana: Colocada sob a autoridade suprema do Papa, Bispo de Roma e sucessor do apóstolo
Pedro. Seu objetivo é a conversão ao ensinamento e à pessoa de Jesus Cristo em vista do Reino de Deus, e concede um papel importante nessa missão à pessoa da Santíssima Virgem Maria (a quem intitulou de "Mãe da Igreja".).

A igreja católica administra os sacramentos e prega o evangelho de Jesus Cristo. Atua em programas sociais em instituições em todo o mundo, incluindo escolas, universidades, hospitais e abrigos, bem como administra outras instituições de caridade, que ajudam famílias, pobres, idosos e doentes.

Igreja Ortodoxa: A Igreja Ortodoxa vê a si mesma como a verdadeira igreja instituída por Jesus Cristo, e a seus líderes, sucessores dos apóstolos. Em que pesem diferenças teológicas, organizativas e de espiritualidade não desprezáveis, no todo sua doutrina é semelhante à da Igreja Católica; preserva os sete sacramentos, o respeito a ícones e o uso de vestes litúrgicas nos seus cultos (denominados de divina liturgia). Seus fiéis são chamados de cristãos ortodoxos.

A Igreja Ortodoxa e a Igreja Católica Apostólica Romana separaram-se no século XI. Por essa razão os ortodoxos não reconhecem a autoridade do Papa, não aceitam os dogmas proclamados pela Igreja Católica Romana em séculos recentes, tais como o da Imaculada Conceição e o da infalibilidade papal, e não consideram válidos os sacramentos ministrados por outras confissões cristãs.

Igrejas Protestantes: Este movimento iniciou-se na Europa Central no início do século XV como uma reação contra as doutrinas e práticas do catolicismo romano medieval. Os protestantes também são conhecidos pelo nome de evangélicos. No entanto, no contexto brasileiro, o nome 'protestante' deve ser usado mais corretamente para se referir às igrejas oriundas da Reforma Protestante, como a Presbiteriana, a Luterana, Anglicana e Batista.

Tantos Cristãos morreram por uma idéia em comum e esperando conseguir o mesmo destino. A história do Cristianismo foi escrita com fé e sangue. Hoje a fé é usada como comércio e não como meio de libertação e reflexão.

2 comentários: